Partilhe esta Página



Total de visitas: 340
DEPARTAMENTOS
DEPARTAMENTOS

 

Departamentos da IASD

Como funciona nossa Igreja

(A relação dos departamentos aparece em ordem alfabética)

 

Clube de Aventureiros

Exemplos das atividades apresentadas no Manual dos Aventureiros abrangem itens como: excursões em dias especiais, estudo e aplicações de histórias bíblicas, revelando talentos, atividades na Natureza, habilidades, desenvolvimento de aptidões sociais e muitos outros. O clube tem sua própria bandeira, uniforme, emblemas, insígnias, distintivos e faixas, que são diferentes dos usados pelos Desbravadores, e não devem ser misturados ou confundidos com eles. Um componente inteiro das atividades do clube envolve o preparo dos pais no desenvolvimento das crianças e a compreensão de como ser os modelos de pais cristãos que todos eles desejam tornar-se. Manual da Igreja, pág. 129.

Clube de Desbravadores

O Clube dos Desbravadores é um programa centralizado na igreja, que propicia o espírito de aventura e exploração que se encontra em cada menino e menina. Isto inclui mais atividades, elaboradas cuidadosamente, ao ar livre, exploração natural, habilidades, passatempos ou vocações, do que é possível na Sociedade dos Juvenis Adventistas. Nesse ambiente, o enfoque espiritual é bem recebido, e o Clube dos Desbravadores já demonstrou devidamente sua influência para ganhar almas.

Atividades abrangidas pelo Clube dos Desbravadores são camporis (acampamentos), feiras, estudo de habilidades, exploração da Natureza, estudo da Bíblia, projetos de testemunho, excursões pelo campo, corridas de bicicleta e muitas outras aventuras interessantes.

Juvenis de 10 a 15 anos de idade podem tornar-se membros do Clube dos Desbravadores mediante uma cerimônia especial de admissão. O emblema triangular tem sido adotado internacionalmente, embora às vezes haja uma modificação no nome "Desbravadores", devido a problemas de tradução e equivalência local. Manual da Igreja, pág. 107.

Comunicação

O Departamento de Comunicação promove o uso de um bem fundado programa de relações públicas e todas as técnicas modernas e meios de comunicação, para a difusão do evangelho eterno. Ele requer a eleição de um(a) diretor(a) de Comunicação em cada igreja local, e, onde for necessário, uma Comissão de Comunicação. Manual da Igreja, pág. 114.

Educação

A Igreja dirige um sistema escolar para assegurar que seus jovens recebam uma equilibrada educação física, mental, espiritual, social e vocacional, em harmonia com as normas e os ideais denominacionais, com Deus como a fonte de todo valor e verdade moral.

A Igreja administra suas próprias escolas, desde o jardim da infância até a universidade, com o objetivo de transmitir a seus filhos os seus próprios ideais, crenças, atitudes, valores, hábitos e costumes. As escolas dirigidas pela Igreja procurarão prover a todos os seus alunos uma educação que esteja dentro da estrutura da ciência da salvação. Manual da Igreja, pág. 109.

Escola Sabatina

A Escola Sabatina é o principal sistema de educação religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem quatro objetivos: estudar as Escrituras, companheirismo, penetração missionária na comunidade, e ênfase às missões mundiais.

Os dirigentes, os professores e a totalidade dos membros devem cooperar com os outros departamentos da igreja em toda obra missionária e atividade em favor da salvação de almas, ao mesmo tempo que, com empenho, levam avante o evangelismo da Escola Sabatina por meio das classes regulares da Escola Sabatina, e atividades como Dias de Decisão, Classes Bíblicas dos Pastores, Dia das Visitas, Escolas Cristãs de Férias e Escolas Sabatinas Filiais, incluindo Clubes Bíblicos na Vizinhança e Horas de Histórias. Manual da Igreja, págs. 95 e 96.

Ministérios das Crianças

O Departamento dos Ministérios das Crianças é organizado para promover e coordenar o ministério para as crianças da igreja, bem como para envolver as crianças no serviço pelos outros. A ordem de Cristo para apascentar os cordeiros provê o incentivo para a igreja enfrentar as necessidades das crianças por educação, companheirismo, adoração, mordomia e empenho missionário.

Toda pessoa, na comunidade da igreja, tem a responsabilidade de exercer uma influência positiva sobre as crianças. Proporcionar às crianças oportunidades de participação, interação e liderança numa variedade de aspectos de educação religiosa lhe dá um senso de inclusão como valiosos membros da família da igreja, tende a conduzi-las a Jesus e lhes ensina a encarar a vida de uma perspectiva adventista do sétimo dia.

Além disso o Departamento dos Ministérios das Crianças tem responsabilidade por tais programas tradicionais de penetração missionária como: Escolas Cristãs de Férias, Escolas Sabatinas Filiais para Crianças, Clubes Bíblicos na Vizinhança e Horas de Histórias. Manual da Igreja, págs. 120 e 121.

Ministérios das Famílias

O abrangente objetivo dos Ministérios da Família é fortalecer a família como centro de discipulado. A família foi estabelecida por criação divina como a instituição humana fundamental. É o principal ambiente em que são aprendidos valores e desenvolvida a capacidade para íntimos relacionamentos com Deus e com outros seres humanos.

Os Ministérios da Família concentram-se nos relacionamentos entre pessoas. Interessam-se pelas necessidades de casais, pais e filhos, pelas necessidades familiares de pessoas solteiras e de todos os membros do círculo familiar mais amplo, ao passarem pelas etapas previsíveis da vida e lutarem com inesperadas alterações em sua existência.

Adequado ministério em favor das famílias abrangerá o seguinte: orientação pré-marital acessível a todos os casais, antes do casamento; oportunidades de fortalecimento do casamento; educação dos pais, dando atenção às necessidades especiais de famílias sem pai ou mãe, ou em que há padrastos ou madrastas; instrução no evangelismo de família a família; e ministérios de apoio para ajudar famílias cm necessidades especiais. Manual da Igreja, págs. 117 e 118.

Ministério da Mulher

O Departamento dos Ministérios da Mulher existe para enaltecer, encorajar e incentivar as mulheres adventistas do sétimo dia em sua caminhada diária como discípulas de Jesus Cristo e como membros de Sua Igreja mundial. A missão dos Ministérios da Mulher, no sentido mais amplo, é comum a todos os cristãos: exaltar a Cristo na Igreja e no mundo. Este ministério procura:

  1. Promover o crescimento e a renovação espirituais entre as mulheres.
  2. Confirmar que as mulheres são de inestimável valor em virtude de sua criação e redenção, e habilitá-las para o serviço na Igreja.
  3. Ministrar ao amplo espectro das necessidades das mulheres ao longo da vida, sendo sensível às perspectivas multiculturais e multiétnicas.
  4. Estabelecer ligação e cooperar com outros departamentos especializados da Igreja, para facilitar o ministério às mulheres e das mulheres.
  5. Desenvolver boa vontade entre as mulheres, na Igreja mundial, que promova laços de amizade, apoio ao serviço da Igreja, e o intercâmbio criativo de idéias e informações.
  6. Orientar a incentivar as mulheres adventistas do sétimo dia, criando meios para seu envolvimento na Igreja, ao procurarem alcançar o seu potencial em Cristo.
  7. Encontrar meios e modos de incentivar cada mulher adventista do sétimo dia a usar os seus dons para complementar os talentos de outras pessoas, ao labutarem lado a lado para promover a missão global da Igreja. Manual da Igreja, pág. 119.
Ministério da Saúde

A Igreja aceita sua responsabilidade de revelar Cristo ao mundo e crê que isso inclui a obrigação moral de preservar a dignidade humana, alcançando ótimos níveis de saúde física, mental e espiritual. Além de ministrar aos enfermos, essa responsabilidade abrange a prevenção das enfermidades mediante eficiente educação sanitária e direção adequada para promover a boa saúde, livre do fumo, álcool e outras drogas, e de alimentos imundos. Onde for possível, os membros serão incentivados a adotar um regime alimentar essencialmente vegetariano. Manual da Igreja, pág. 115.

Ministério Jovem

A Sociedade dos Jovens Adventistas constitui um departamento da igreja através do qual ela trabalha em prol de seus jovens e por meio deles. O encargo da Igreja deve ser:

  1. Levar os jovens a compreenderem seu valor pessoal e a descobrirem e desenvolverem seus dons e habilidades espirituais.
  2. Preparar e habilitar os jovens para uma vida de serviço com a igreja de Deus e a comunidade.
  3. Assegurar a integração dos jovens em todos os aspectos da vida e liderança da Igreja, para que participem plenamente na missão da igreja.

O Departamento dos Jovens foi organizado a fim de dar preparo de liderança e prover recursos materiais e planos evangelísticos para a Sociedade dos Jovens Adventistas nas igrejas locais. O Alvo da Sociedade dos Jovens Adventistas é: "A Mensagem do Advento a Todo o Mundo em Minha Geração". O Lema é: "O Amor de Cristo me Constrange". Manual da Igreja, págs. 100, 102 e 103.

Ministério Pessoal

O Departamento dos Ministérios Pessoais provê recursos e prepara os membros da igreja para unirem seus esforços com o ministério e os oficiais da Igreja na proclamação final do evangelho da salvação em Cristo. O objetivo do departamento é incluir todos os membros em diligente serviço de conquista de almas para Deus. Manual da Igreja, pág. 93.

Mordomia

O Departamento de Mordomia foi organizado para ajudar os membros a ser mordomos eficientes e para auxiliar na implementação do plano de Deus da doação sistemática em toda a Igreja. Visto que a responsabilidade dos seres humanos como mordomos abrange a correta administração de todos os aspectos da vida, os conceitos de mordomia incentivam o devido cuidado e uso do templo do corpo, do tempo, das capacidades e das posses materiais. O departamento ajuda a planificar e organizar os recursos da igreja, a fim de terminar a obra. Seus objetivos espirituais e financeiros se resumem na seguinte declaração: "Quando eles se levantarem e colocarem suas orações, suas riquezas e todas as suas energias e recursos aos pés de Jesus, a causa da verdade triunfará." - Testimonies, vol. 4, pág. 475. Manual da Igreja, págs. 116 e 117.

Música

"A música pode ser uma grande força para o bem... A música deve ter beleza, emoção e poder. Ergam-se as vozes em hinos de louvor e devoção. Chamai em vosso auxílio, se possível, a música intrumental, e deixai ascender a Deus a gloriosa harmonia, em oferta aceitável." - Testemunhos Seletos, vol. I, pág. 457. Manual da Igreja, pág. 72.

Relações Públicas e Liberdade Religiosa

O Departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa promove e mantém a liberdade religiosa, com especial ênfase à liberdade de consciência. A liberdade religiosa abrange o direito humano de ter ou adotar a religião que a pessoa preferir; de mudar a crença religiosa de acordo com a consciência; de manifestar a religião individualmente ou na comunidade, com outros crentes, em adoração, observância, prática, testemunho e ensino, contanto que sejam respeitados os direitos equivalentes dos outros.

Visto que a liberdade religiosa inclui o direito de observar dias de descanso e adoração de acordo com os preceitos da religião pessoal, o departamento defende vigorosamente o direito de os Adventistas do Sétimo Dia guardarem o sábado de acordo com o quarto mandamento da Palavra de Deus. O departamento também analisa e interpreta acontecimentos atuais que reflitam o cenário profético. Manual da Igreja, pág. 122.